O BMW iX xDrive 50 se destaca entre os carros elétricos vendidos no Brasil como o modelo com a maior autonomia atualmente disponível no mercado. Segundo dados recentes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o utilitário esportivo consegue percorrer até 528 quilômetros com uma carga completa.
As informações fazem parte da atualização do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que avalia tanto veículos a combustão quanto elétricos. Com a chegada recente das marcas chinesas BYD e GWM, a disputa no setor de elétricos se intensificou, impulsionando a queda de preços e aumentando a oferta de modelos mais acessíveis. Hoje, já é possível encontrar carros elétricos por valores em torno de R$ 100 mil, realidade bem diferente da de meses atrás.
Apesar do avanço no mercado, a autonomia continua sendo um dos fatores mais importantes para o consumidor na hora da compra. Isso se deve, principalmente, à infraestrutura de pontos de recarga, que ainda é limitada em várias regiões do Brasil.
Para realizar o levantamento, o Inmetro analisou 170 modelos elétricos, considerando dois critérios principais: a eficiência energética (MJ/km) e a autonomia em quilômetros. Vale destacar que um carro mais eficiente energeticamente nem sempre é o que roda a maior distância, já que a autonomia depende de fatores como tecnologia das baterias e características do projeto.
Baseado na tabela mais recente do Inmetro, confira abaixo os 20 carros elétricos com maior autonomia no Brasil:
Ranking dos carros elétricos mais autonomos:
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BMW iX xDrive 50 – 0,61 MJ/km – 528 km
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BMW i7 xDrive60 – 0,63 MJ/km – 479 km
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BMW iX M60 – 0,74 MJ/km – 431 km
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BMW i4 40 – 0,57 MJ/km – 422 km
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Mercedes-Benz EQS 450 – 0,76 MJ/km – 411 km
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Chevrolet Bolt LT/Premier – 0,48 MJ/km – 390 km
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Volvo C40 6 – 0,49 MJ/km – 385 km
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BMW iX3 – 0,57 MJ/km – 381 km
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Chevrolet Bolt EUV Premier – 0,48 MJ/km – 377 km
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BYD Seal AWD GS – 0,62 MJ/km – 372 km
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Volkswagen ID.4 Pro Performance – 0,63 MJ/km – 370 km
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Mercedes-Benz EQE 300 – 0,70 MJ/km – 369 km
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Mercedes-Benz EQE 300 SUV – 0,70 MJ/km – 367 km
Volvo XC40 P6 – 0,51 MJ/km – 367 km -
Audi Q8 e-tron Sportback 55 – 0,72 MJ/km – 362 km
Jaguar I-Pace E400 – 0,72 MJ/km – 362 km -
Audi Q8 e-Tron 55 – 0,73 MJ/km – 357 km
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Volvo XC40 8 – 0,60 MJ/km – 353 km
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BYD Han AWD GS – 0,69 MJ/km – 349 km
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BMW i4 eDrive35 – 0,58 MJ/km – 339 km
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Volvo EX30 E60 – 0,62 MJ/km – 338 km
Mercedes-Benz AMG EQE53 – 0,80 MJ/km – 338 km -
Renault Megane E-Tech – 0,51 MJ/km – 337 km
O levantamento reforça que as montadoras alemãs, como a BMW e a Mercedes-Benz, ainda dominam o topo da lista em termos de desempenho e autonomia. Porém, as marcas chinesas começam a se destacar, oferecendo produtos competitivos a preços mais acessíveis.
À medida que a tecnologia das baterias evolui e a infraestrutura de recarga se expande no país, a tendência é que a autonomia média dos carros elétricos vendidos no Brasil continue crescendo, oferecendo mais segurança e conveniência para quem deseja adotar a mobilidade elétrica.